O friozinho começou a dar as caras aqui por Curitiba nesta semana. Neste ano demorou um pouco, mas chegou, não é mesmo? Pensando nisso, resolvi falar um pouco sobre a minha experiência com o piso aquecido que colocamos no nosso apartamento. Vou colocar em formato de perguntas e respostas, que acho que fica mais fácil:
Por que decidimos colocar piso aquecido em casa?
Em primeiro lugar, apesar de eu morar aqui em Curitiba há 20 anos, eu ainda sou muito friorenta. Definitivamente, não nasci para passar frio. Não me lembro bem como começou essa conversa do aquecimento de piso, mas foi uma sugestão da arquiteta que fez o projeto daqui de casa. Por indicação dela, fomos visitar a loja da TechHouse. Neste dia da visita, estava beeem frio. E entramos em um dos ambientes que tinha aquecimento – e eu não queria mais sair de lá. Rsrs. Foi amor à primeira vista…rsrs. Meu marido é curitibano nato e não sente tanto frio quanto eu, mas cedeu aos meus apelos.
Por que não colocar um ar condicionado?
Até poderíamos colocar, já que é mais prático de instalar e serve para as duas estações. Mas eu, como alérgica que sou, não sou muito fã do ar condicionado. Ele resseca o ar e isso é péssimo para pessoas com rinite como eu. Além disso, exige uma manutenção mais constante e limpeza dos filtros. O aquecimento de piso funciona com serpentinas que são colocadas sob o piso e esquentam o ambiente, então não há problemas de ressecamento.
Como funciona?
O aquecimento de piso é colocado por ambiente. Logo acima da laje, são colocadas serpentinas que aquecem o ambiente. Cada ambiente recebe um termostato, em que é possível regular a temperatura e agendar horários para ligar e desligar o aquecimento. Como aprendemos nas aulas de física, o ar quente “sobe” e aos poucos vai aquecendo todo o ambiente. Para funcionar melhor e gastar menos energia, a recomendação é que as portas dos ambientes fiquem fechadas.
Como faz para colocar?
Só aconselho que você coloque aquecimento de piso se você for fazer uma grande reforma na sua casa ou se você estiver se mudando para um local que ainda não tenha piso definitivo.Isso porque a estrutura do aquecimento de piso, que é composta por serpentinas e uma manta de isolamento térmico, vai sobre a laje. Logo em seguida da instalação, deve ser colocado um contrapiso por cima, para só depois colocar o piso desejado. Além disso, é interessante chamar um eletricista para verificar a questão da parte elétrica.O aquecimento é 220 v. Aqui em casa, tínhamos um ponto de 220v de um chuveiro elétrico, que o eletricista puxou pra gente. Também tivemos que quebrar um pouco das paredes para colocar os fios e as caixinhas dos termostatos. Só vale a pena mesmo se você tiver fazendo uma grande reforma na sua casa. Caso contrário, não recomendo. Na foto abaixo, vocês podem ver como é a colocação:
Crédito da imagem: Bing Imóveis
Crédito: Arts Pedras Marmoraria
O que é o mais legal de ter o aquecimento de piso em casa?
Para mim, uma das melhores partes do aquecimento de piso é o fato de não sentir tanto frio ao sair do banho no inverno. Uma outra coisa bacana é a possibilidade de agendar horários para o aquecimento de piso – através do termostato você pode escolher os horários em que o piso liga e desliga. Por exemplo, se você trabalha fora até às 18h, pode colocar o piso para começar a aquecer neste horário, assim, quando você chegar em casa (entre as 18h30 e 19h), o ambiente estará quentinhho. Levantar de manhã no frio é um suplício para você? Se você acorda às 7h, por exemplo, pode agendar o aquecimento do piso para começar às 6h. Quando você acordar, o quarto estará quentinho.
O bom também é que não tem nenhum tipo de manutenção. Você só deve ter o cuidado de não perfurar nada no chão, nas áreas onde há o aquecimento, pois pode danificar.
Quais as desvantagens?
O valor da conta de luz – é caríssimo!!! Nos meses de inverno, quando usamos mais o aquecimento, nossa conta vai lá em cima, praticamente dobra! Mas uma das coisas que eu descobri que fazia errado e aumentava muito a conta de luz é que, geralmente, no desespero de ficar quentinha, eu colocava sempre a temperatura máxima no termostato. Resultado: ele dificilmente atingia a temperatura máxima, que é de 30°C, e ele ficava gastando muita energia para atingir a temperatura que eu queria. O certo é colocar uma temperatura em torno de uns 25°C – aí quando ele chega a este número, ele estabiliza e não gasta mais tanta energia.
Valeu a pena ter colocado?
Sim e não. Gosto muito do aquecimento de piso. Entretanto, nosso apartamento, que é face norte (melhor face para imóveis aqui em Curitiba), pega bastante sol e costuma ser quentinho – então talvez não fosse tão necessário assim. Além disso, acabamos usando nos meses mais frios do ano – de maio a agosto, mais ou menos. Além do custo com a conta de luz, que não é nada animador. Mas ainda assim, se fosse para escolher de novo, eu colocaria!
Quanto custa para colocar o aquecimento de piso?
Você paga um valor por ambiente, de acordo com a metragem do espaço. Isto é – quanto maior o ambiente, mais você irá gastar. Em 2012, quando fechamos o contrato, pagamos na sala, que é o maior ambiente (13,83 m²), o valor de R$ 1.659,60.No menor ambiente, que é o banheiro da suíte (3,18 m²), gastamos R$ 381,60. Não é algo barato, mas eu achei que seria bem pior.
É possível colocar aquecimento em qualquer tipo de piso?
Pode ser instalado em pisos de mármore, granito, carpete, laminado, porcelanato ou madeira. Aqui em casa, temos piso de porcelanato e laminado, e pôde ser instalado nos dois. Sinto que há uma certa diferença na forma de aquecimento deles. No quarto, onde fica o laminado, a impressão que dá é que esquenta mais rápido.
Quais empresas fazem este serviço?
A maioria das empresas que faz este serviço está aqui no sul do Brasil, por motivos óbvios. Quem fez aqui em casa foi a TechHouse, e foi tudo certo. Já ouvi falar de uma outra empresa chamada HotFloor, mas não conheço os serviços.