Quem me segue no Instagram (@vestidadebranco) deve ter visto a foto do bolo que publiquei ontem do Naked Cake (ou bolo pelado) que eu inventei para a Páscoa. Para quem gostou, vou dar a receita por aqui. Para fazer a massa do bolo, uso uma receita que vi uma vez a Rita Lobo fazendo no GNT, amei e descobri que é super fácil de fazer.
MASSA PARA UM BOLO
Ingredientes:
– 2 xícaras de farinha
– 1 xícara de chocolate em pó
– 1 xícara de açúcar
– 4 ovos
– 1 xícara com água
– 1 xícara de óleo
– 1 colher de sopa de fermento
Modo de preparo:
– Pré-aqueça o forno a 180º.
– Unte uma forma redonda (sem furo no meio – na receita original, a Rita usa com furo no meio). Dica bacana da Rita Lobo: ao invés de usar farinha pura para untar, misture a farinha com um pouco de chocolate em pó, assim o bolo não fica esbranquiçado quando sair da forma.
– Peneire a farinha em uma tigela e reserve.
– Na vasilha da batedeira, coloque o chocolate em pó e o açúcar, sempre peneirando. Depois, coloque os ovos e o óleo. Comece a bater em velocidade mais baixa (para o chocolate e o açúcar não “voarem”) e aumente aos poucos.
– Quando tiver uma mistura bem homogênea, adicione a farinha e a água aos poucos.
– Mexa bem e, quando estiver bem homogênea, adicione o fermento.
– Asse por cerca de 30 minutos e está pronto!
IMPORTANTE: só lembrando que esta receita é para um bolo só. Como o Naked Cake tem dois andares, tem que repetir o procedimento.
RECHEIO E COBERTURA
– Doce de leite
– Frutas vermelhas de sua preferência cortadas ao meio
– Açúcar de confeiteiro/glaçúcar
Modo de preparo:
Escolha a metade do bolo que ficará na parte de baixo e passe o doce de leite na parte superior dele. Não coloque muito – a não ser que você queira que ele transborde, como aconteceu com o meu…rsrs. Depois, vá colocando as frutas vermelhas. Certifique-se de que as frutas estão bem secas, senão também ajuda o doce de leite a “derreter” e transbordar. Com o recheio preenchido, coloque a outra metade do bolo. Decore a parte de cima com frutas vermelhas. Por último, peneire um pouco do açúcar de confeiteiro em cima do bolo, para dar aquele toque final.